PROJECTO DE DESENVOLVIMENTO

PROJECTO DE DESENVOLVIMENTO INTEGRADO DA BAÍA DE MOÇÂMEDES INTEIRADO PELA UNINBE

Uma delegação da Faculdade de Ciências Naturais da Universidade do Namibe, inteirou-se nesta última quinta-feira (16 de junho) sobre o Projecto de Desenvolvimento Integrado da Baía de Moçâmedes.

A princípio, o projecto compreende a construção do novo Terminal de Contentores bem como a reabilitação do Terminal Mineraleiro do Saco Mar.

Durante a visita guiada no Porto do Namibe, os professores e estudantes dos cursos de Oceanografia, recursos marinhos e biologia marinha da UNINBE.

Nesse sentido, receberam explicações claras com realce a questões de impacto ambiental do meio marinho durante a construção e funcionamento do projecto de desenvolvimento integrado.

A delegação chefiada pelo Professor Nelson Baião e recebida pelo Administrador para Área Administrativa e Recursos Humanos do Porto do Namibe, David Bengani, e testemunharam o momento os Directores e Chefes de Departamento das distintas áreas.

Uma visita bastante esclarecedora, onde os estudantes tiveram a oportunidade de expor as suas dúvidas relativas ao projecto da Baía de Moçâmedes e não só.

Todavia, a segurança do meio ambiente marinho foi o tema de destaque desta visita, tento em conta que a reabilitação do Terminal Mineraleiro do Saco Mar começará em breve e primeiramente é necessário que se tenha atenção especial a preservação do meio ambiente marinho; e por isso o Porto Do Namibe vem tentando do mesmo modo andar de mãos dadas com Ministério do Ambiente.

Em síntese, durante a visita, o Administrador David Bengani abordou sobre uma futura cooperação entre a Universidade do Namibe (UNINBE) e o Porto do Namibe, prevista para o dia 21/06/2022.

Em conclusão, a visita acontece na véspera das comemorações do dia Internacional do Marinheiro, que se comemora todos os anos no dia 25 de Junho em todo o mundo, e foi criada pela Organização Marítima Internacional e oficializada pela ONU.

Compartilhe!