Os ministros, dos Transportes Ricardo de Abreu, e do Turismo, Márcio Daniel, realizaram uma reunião de trabalho nesta terça-feira (9), na sala de reuniões do Porto de Luanda, com o objectivo de impulsionar a economia nacional, com foco na região Sul.
Esta parceria, pretende potencializar sinergias entre os dois ministérios, que no final do encontro definiram um plano de acção, cuja implementação imediata é crucial, dada a relevância dos diversos aspectos tratados, tais como:
- Criação de uma equipa conjunta para desenvolver o programa “Stop Over Angola”, entre a TAAG e o INFOTUR.
- Realização da II Reunião dos Ministros do Turismo e dos Transportes de África em 2025.
- Celebração de um Memorando de Entendimento para a partilha conjunta de informação estatística sobre ambos os setores.
- Certificação dos aeroportos prioritários. nomeadamente Catumbela (até novembro de 2024) e Welwitschia Mirabilis (em 2025).
- Dinamização dos corredores ferroviários para as rotas turísticas, como Lobito-Luau e Moçâmedes-Lubango.
- Aceleração da retoma do Hub Aéreo do Sul de Angola, permitindo o trânsito de aeronaves para destinos regionais a partir do Lubango.
As medidas acima referenciadas visam impulsionar o turismo regional e melhorar o sistema de transporte intermodal e de infraestrutura de transportes no país, promovendo o desenvolvimento econômico e a conectividade.
O Presidente do Conselho de Administração da Empresa Portuária do Namibe, Manuel Nazareth Neto, participou do evento, destacando sua relevância para a província, conhecida como a “Pérola do Turismo”.
GABINETE DE COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL E MARKETING, AOS 10 DE JULHO DE 2024
PORTO DO NAMIBE, INOVAR PARA MELHOR SERVIR.