REVITALIZAÇÃO DO SUBSECTOR MARÍTIMO E PORTUÁRIO REÚNE AMN E EPN

Os Conselhos de Administração da Agência Marítima Nacional (AMN) e da Empresa Portuária do Namibe – E.P, estiveram reunidos nesta quinta-feira (15 de Junho) em Moçâmedes, a fim de desenvolverem nos próximos dias acções conjuntas que visam corrigir as inconformidades do Subsector Marítimo e Portuário, resultantes da auditoria em que foi alvo em 2014 pela Organização Marítima Internacional.

No encontro foram abordadas questões relacionadas com a Segurança Marítima, com realce à sinalização marítima, Serviços de batimetria, implementação do VTS, a observância da legislação, normativos e convenções que regulam o Subsector Marítimo e Portuário.

A AMN pretende nos próximos dias fazer uma auditoria independente sobre avaliação da engenharia e questões ambientais no âmbito da implementação do Projecto de Desenvolvimento Integrado da Baía de Moçâmedes.

Outras questões levantadas, versam sobre a necessidade do reordenamento da Actividade Pesqueira praticada no perímetro portuário em que, de alguma forma viola o preceituado do Código IPS, uma vez que em 2025 Angola será alvo de uma auditoria da organização Marítima Internacional, em vista disto, prevê-se com maior brevidade a criação de equipas técnicas para a correção das inconformidades que ainda se registam.

A AMN na qualidade de órgão regulador do Subsector Marítimo e Portuário, pretende ter dados estatísticos em tempo oportuno dos seus regulados, daí ficou a recomendação da partilha de informações de todas actividades e operações portuária em tempo útil.

Constituiu a delegação da AMN a Presidente do Conselho de Administração, Anisabel de Campos Veríssimo e Costa acompanhada pela Administradora para Área Jurídica e Regulação, Mara Luyana Domingos Neto, Administrador para os Serviços Locais, Edgardo José da Silva Vicente Ferreira, Administrador para a Segurança Marítima e Hidrografia, José Luís Santana, fizeram igualmente parte o Capitão do Porto do Namibe, Manuel Ribeiro e Hélder Paposseco Francisco, técnico.

Pelo Porto do Namibe, o Presidente do Conselho de Administração, Manuel Nazareth Neto, esteve ladeado do Administrador Financeiro, Fernando Cacintura, Administrador para Área Administrativa e Recursos Humanos David Bengani, os Administradores não Executivo, Manuel Esteves e Júlio Correia respectivamente.

Criada em Dezembro de 2021, a Agência Marítima Nacional, abreviadamente AMN, tem como missão regular, fiscalizar, licenciar e apoiar o órgão de superintendência nos aspectos de coordenação e planeamento no sector dos Transportes Marítimos, Fluviais e Lacustres, nos portos comerciais, bem como garantir a segurança marítima e da navegação.

GABINETE DE COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL E MARKETING, AOS 15 DE JUNHO 2023
PORTO DO NAMIBE – INOVAR PARA MELHOR SERVIR

Compartilhe!

Contact Us

Lorem ipsum dolor sit amet, consetetur sadipscing elit

Contact Us.

Tell Your Story and Make Your Business Come True

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Leo a diam sollicitudin tempor id eu. Vitae congue eu consequat ac felis

 

Get in Touch With Us