O Projecto de Desenvolvimento Integrado da Baía de Moçâmedes figura entre os maiores projectos de investimento público em curso em Angola.
A afirmação surge durante o encontro sobre o Ponto de Situação do Projecto, realizado nesta quarta-feira no Auditório do Governo Provincial do Namibe, em Moçâmedes, justificado que a infraestrutura desempenha o papel de um Porto Estratégico para o Desenvolvimento da Região Sul do País (Huíla, Namibe, Cunene, Cuando-Cubango), onde serão desenvolvidos importantes programas nos sectores da Agricultura, Agroindústria, Recursos Minerais, Petróleo, Madeira e Turismo.
Realçar que este projeto está qualificado no “Âmbito da Capacitação, Modernização e Programa de Revitalização do Sector Marítimo e Portuário em Angola”, sob tutela do Ministério dos Transportes.
Já o Delegado do CFM, Francisco Mário fez saber que os transportes criam valores entre o Porto do Namibe e os Caminhos de Ferro de Moçâmedes, cuja ligação faz com que as duas instituições públicas produzam valores no manuseamento de carga e descarga de mercadorias.
O Administrador para a Área Administrativa e Recursos Humanos da EPN, David Bengani em representação do Presidente do Conselho de Administração do Porto do Namibe, Manuel Nazareth Neto avançou que os trabalhos preliminares de Batimetria, Dragagem, Estudos Técnicos já foram concluídos, bem como está em curso a colocação das estacas (Pilares que vão sustentar o tabuleiro da ponte no Projecto de reabilitação do Porto Minério do Saco Mar).
David Bengani espera que após o término do Projecto o mesmo possa agregar valor e colocar o Porto do Namibe numa posição privilegiada atendendo o contexto industrial em que está, com um olhar na diversificação da economia no corredor Sul de Angola.
Por sua vez o Governador Provincial do Namibe, Archer Mangueira manifestou a necessidade da valorização dos empreiteiros locais, capital humano no quadramento de recrutamento de pessoal, bem como a prorrogação do tempo de formação dos trabalhadores que vão manusear os equipamentos requisitados portuários requisitados.
O responsável da Logística de Angola, Lda, Francisco Lino garantiu que no pico da obra perspectiva-se a contratação de 350 trabalhadores locais somados aos existentes, dada a especificidade dos trabalhos.
O “Desenvolvimento Integrado da Baía de Moçâmedes” inclui os seguintes projectos:
- Projecto 1: Reabilitação do Porto Mineiro Saco-Mar;
- Projecto 2: Expansão do Porto Comercial – Novo Terminal de Contentores.
GABINETE DE COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL E MARKETING, AOS 21 DE JUNHO 2023
PORTO DO NAMIBE – INOVAR PARA MELHOR SERVIR