Mais de vinte profissionais da Clínica Portuária do Namibe entre administrativos, técnicos, enfermeiros e médicos foram esta quarta-feira, 15 de Fevereiro capacitados em matérias ligadas a humanização na assistência médica, uma reflexão sobre a actuação da classe nos hospitais da província.
Uma iniciativa do Gabinete Provincial da Saúde no Namibe, a ação formativa teve como objectivo “Melhorar a qualidade dos serviços de saúde prestados nas unidades hospitalares da província do Namibe”.
O prelector, Felisberto Sambuita Júlio, psicólogo clínico e especialista em saúde mental fala da alteração do comportamento dos profissionais de saúde com base nas reclamações que o gabinete afim recebe diariamente.
Felisberto Júlio destacou a necessidade de se sair dessa população que a população os coloca enquanto prestadores de cuidados de saúde, assim como, rever os princípios éticos que muitas vezes são esquecidos.
O profissional de saúde descartou a punição como mecanismo para se acabar com as reclamações dos pacientes e familiares, optando pela chamada de atenção.
Por seu turno, a directora da Clínica do Porto do Namibe, Alexandra de Jesus Camunheira, em representação ao Administrador para a Área Administrativa e Recursos Humanos, David Bengani faz um balanço positiva da formação, pois que com a implementação dos métodos transmitidos pelo preletor vai ser possível contornar as debilidades enfrentadas pela classe.
Alexandra de Jesus Camunheira, disse igualmente que, doravante, os profissionais da Clínica Portuária do Namibe vão levar a cabo a humanização dos seus serviços de saúde aos pacientes que acorrem a unidade sanitária.
GABINETE DE COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL E MARKETING, AOS 15 DE FEVEREIRO DE 2023.
PORTO DO NAMIBE – INOVAR PARA MELHOR SERVIR.