PRESIDENTE DE DIRECÇÃO DA APANG DEFENDE RELANÇAMENTO DA CABOTAGEM SUL

O Presidente de Direcção da Associação dos Portos de Angola (APANG), Manuel Nazareth Neto, defendeu, nesta Terça-Feira, 9 de Abril, na cidade do Soyo, a necessidade do relançamento da cabotagem Sul, no sentido de se promover não só o crescimento econômico, mas também contribuir para um sistema portuário mais eficiente, resiliente e sustentável em Angola.

Manuel Nazareth Neto, fez estas declarações durante a cerimónia de abertura da 5ª Mesa Redonda da APANG que decorre de 9 a 12 de Abril, nas cidades do Soyo e Cabinda, sob lema “a cabotagem Nacional e o seu impacto na economia”.

Durante a sua intervenção, o dirigente sublinhou que a cabotagem Norte é um facto de sucesso desde a sua operacionalização em Abril de 2022, com a inauguração do Terminal Fluvial de Passageiros e de Carga do Soyo e do Terminal Marítimo de Passageiros de Cabinda.

Por outro lado, o também Presidente do Conselho da Empresa Portuária do Namibe-E.P., Manuel Nazareth Neto, defendeu a necessidade de se abrir as janelas para o relançamento da cabotagem Sul que nos tempos idos, foi um dos mais robustos do país contribuindo significativamente para a economia nacional.

“Este desígnio, obriga-nos a analisar três factores, nomeadamente, as infraestruturas portuárias existentes, as embarcações de transporte marítimo local e os volumes de carga disponíveis na região”, lê-se no discurso proferido por Nazareth Neto.

O certame aberto hoje, pelo Ministro dos Transportes, Ricardo Viegas de Abreu, vai reunir de 9 a 12 de Abril nas cidades do Soyo e de Cabinda, especialistas do subsector Marítimo e Portuário que irão abordar temas como, o quadro regulatório da cabotagem nacional, cabotagem norte, situação actual e perspectiva, cabotagem sul e perspectivas, cálculo do frete de transporte marítimo, cabotagem nacional na perspectiva da sua inserção ao nível regional.

GABINETE DE COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL E MARKETING DO PORTO DO NAMIBE, AOS 9 DE ABRIL DE 2024.

PORTO DO NAMIBE – INOVAR PARA MELHOR SERVIR.

Compartilhe!