Porto do Namibe Recebe Duas Gruas Móveis para Melhoria da Sua Operacionalidade

Duas gruas móveis de origem alemã para a movimentação de carga, chegaram no passado dia 06 de Março de 2022 no Terminal Comercial do Porto do Namibe.

Primeiramente, esta acção, surge no cumprimento do Programa de Investimentos previsto no Contrato de concessão de exploração do Terminal Comercial.

De referir que a Empresa Portuária do Namibe – E.P, celebrou o aludido contrato com a Sociedade Gestora de Terminais, SOGESTER, S.A em 2014.

A operação de descarga dos referidos equipamentos, testemunhada por membros da Autoridade Portuária, com destaque para o Presidente do Conselho de Administração do Porto do Namibe, Manuel Nazareth Neto, Administradores e altos funcionários da Sociedade Gestora de Terminais, vulgo SOGESTER, S.A.

As duas gruas móveis de marca Liebherr com capacidade de carga máxima de 104 toneladas, com o peso total de 429 toneladas, raio mínimo de lança de 13 metros e raio máximo de lança de 51 metros, transportadas do Porto de Luanda para o Porto do Namibe pelo navio cargueiro ANNA de bandeira Antígua. 

Com a instalação destes equipamentos, o Porto do Namibe vê reforçada a sua capacidade operacional na medida em que irá proporcionar maior celeridade na movimentação de carga.

Para o efeito prevê-se reduzir o tempo de operação dos navios e consequente diminuição das despesas de escala e dos fretes que têm reflexo directo sobre o custo de vida das populações.

Para os operadores económicos da região Sul de Angola, é uma satisfação enorme, na medida em que a movimentação das mercadorias será facilitada.

Em conclusão, para o PCA do Porto, os equipamentos chegaram num bom momento, na medida em que o Porto se está a preparar para obras do Projecto de Desenvolvimento Integrado da Baía de Moçâmedes.

Compartilhe!