O Porto do Namibe – E.P, participou no XIV Congresso dos Portos de Língua Oficial Portuguesa, que decorreu nesta segunda-feira, 16 de Outubro em Brasília, capital do Brasil, sob o lema: Corredores Logísticos, Transição Energética, Sustentabilidade e Inovação.
O evento promovido pela Associação dos Portos de Língua Oficial Portuguesa (APLOP), em parceria com o Fórum de Logística, Infraestruturas e Transportes (Brasil Export), teve como objectivo, elaborar instrumentos capazes de dar sustentabilidade aos investimentos e infraestruturas nos países da APLOP.
O XIV Congresso da APLOP, reuniu líderes da indústria, especialistas e profissionais de vários países de língua oficial portuguesa, para discutir e abordar os desafios e oportunidades no sector marítimo.
No fim dos trabalhos do Congresso, foi realizada a Assembleia Geral da APLOP, que elegeu os novos órgãos directivos da associação, tendo a APANG recebido a vice-presidência da organização, “uma prova do compromisso dos portos angolanos que têm se dedicado em promover a colaboração e o desenvolvimento dos portos dentro da comunidade de língua oficial portuguesa”; segundo Nazareth Neto, Presidente do Conselho de Administração (PCA) do Porto do Namibe, que assumiu recentemente em Luanda a presidência de direcção da APANG.
Nazareth Neto considera que como uma associação líder na indústria marítima em Angola, a APANG está pronta para assumir esse novo papel e contribuir para o crescimento e sucesso da APLOP. “Acreditamos firmemente no poder da cooperação internacional e do intercâmbio de conhecimentos para impulsionar o desenvolvimento sustentável, a inovação e a transição energética nos nossos portos”, disse o responsável.
“Estendemos a nossa sincera gratidão a todos os participantes, organizadores e patrocinadores do XIV Congresso da APLOP”, reforçou. Disse também que “as contribuições e envolvimento de todos os participantes fizeram deste evento um sucesso inquestionável”. Convidou ainda todos, a continuarem a construir um futuro melhor para o sector marítimo, com abrangência para os corredores logísticos, para a sustentabilidade e para a inovação.
Nazareth Neto, esclareceu ser crucial que se continue a acompanhar as actualizações sobre as iniciativas da APANG, e os próximos passos da associação à medida que decorrer o mandato que coloca os portos angolanos na vice-presidência da APLOP. “Estamos dedicados em colaborar com os nossos parceiros para melhor direccionar o futuro dos Portos de Língua Oficial Portuguesa”, finalizou.
GABINETE DE COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL E MARKETING AOS 18 DE OUTUBRO DE 2023
PORTO DO NAMIBE, INOVAR PARA MELHOR SERVIR.