A Empresa Portuária do Namibe – E.P, estreiou-se na primeira edição Feira Comercial e Industrial da Província “Expo Azul 2023”, com a apresentação do ponto de situação do Projecto Integrado de Desenvolvimento da Baía de Moçâmedes em tela gigante.
Trata-se de um dos maiores projectos infraestruturados em curso no país avaliado em cerca de USD 600.000.000,00, 85% deste valor é financiado pelo Banco do Japão para a Cooperação Internacional e 15% pelo Banco de Desenvolvimento da África Austral.
O Projecto Integrado de Desenvolvimento da Baía de Moçâmedes compreende no pacote 1, a construção de uma nova Ponte Cais no Terminal Mineraleiro do Saco Mar com 520 metros com calado de 20 Metros.
Já o pacote 2, abarca a construção de um novo terminal de contentores com 288 metros e 14 metros de profundida que irá permitir navios do Tipo Panamax.
A Expo Azul surge no âmbito das comemorações dos 174 anos da capital da Província do Namibe, Moçâmedes e tem como principal objetivo a promoção e divulgação das potencialidades económicas da região, proporcionando, de igual modo, a presença de produtores, comerciantes e outras entidades do País e do Estrangeiro que, com os seus produtos, marcas e serviços estimulem o desenvolvimento, o intercâmbio tecnológico e a concretização de negócios.
O Stand do Porto do Namibe, foi o primeiro a ser visitado pelo Governador Provincial do Namibe, Archer Mangueira apôs ter realizado a cerimónia do corte da fita que deu a abertura oficial do certame.
Na stand do Porto, o governante recebeu explicações em video apresentação sobre o Ponto de Situação do maior do Projecto Integrado de Desenvolvimento da Baía de Moçâmedes que é por sinal, o maior projecto em curso na região.
GABINETE DE COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL E MARKETING, AOS 03 DE AGOSTO DE 2023.
PORTO DO NAMIBE – INOVAR PARA MELHOR SERVIR.