O Porto do Namibe e a Universidade do Namibe, assinaram na tarde desta Terça-Feira, 21 de Junho, nas instalações daquela instituição do Ensino Superior, o Memorando de Entendimento nos domínios da formação técnica, estágio, intercâmbio de informação, documentação, publicações e realização conjunta de eventos específicos.
Durante o certame, a Coordenadora da Comissão Instaladora da Universidade do Namibe, Carmen Ivelize Van-Dúnem do Sacramento Neto dos Santos, destacou a importância desta parceria e assegurou que a mesma surge dentro de uma visão estratégica comum de servir o País através de uma inter-operacionalidade entre as instituições.
“Aproveito este momento para reiterar os melhores votos de sucesso desta parceria que eu vejo com bastante bons olhos, mas acima de tudo com bastante rigor para um futuro promissor”, concluiu.
O Presidente do Conselho de Administração da Empresa Portuária, Manuel Nazareth Neto, primeiramente destacou na oportunidade, a necessidade de se tirar maior proveito do momento ímpar que a Província do Namibe vive com a implementação do Projecto de Desenvolvimento Integrado da Baía de Moçâmedes, que durante três anos terá obras de infraestruturas integradas que irão necessitar a implementação em parte deste acordo.
“Nós vamos procurar junto da Universidade, solicitar algumas formações ou programas de capacitação, quiçá mesmo de pós-graduação de alguns dos nossos quadros jovens”. enfatizou.
Reconhecendo a importância de promover a colaboração em áreas de interesse comum, as partes celebraram este Memorando que terá por finalidade genérica o desenvolvimento de actividades no domínio da ciência, tecnologia, investigação e informação, que são consideradas igualmente as áreas de interesse comum entre as mesmas.
Durante este acto as duas instituições comprometeram-se, na medida das suas possibilidades, promover, incentivar e desenvolver ações de colaboração, visando o desenvolvimento da comunidade angolana no âmbito social.
Dessa forma, testemunharam o evento, membros do Conselho de Administração da Empresa Portuária do Namibe, membros de gestão da Comissão Instaladora da Universidade do Namibe, Docentes, Estudantes e Convidados.