PORTO DO NAMIBE ASSUME PRESIDÊNCIA DA APANG

O Presidente do Conselho de Administração da Empresa Portuária do Namibe – E.P, Manuel Nazareth Neto, foi investido na última Sexta Feira, 29 de Setembro, como novo Presidente de Direcção da Associação dos Portos de Angola – APANG, durante a Assembleia Extraordinária realizada em Luanda.

O certame surge como continuidade da Assembleia anterior realizada em Julho do ano em curso, que serviu fundamentalmente para renovação de mandato, bem como o fortalecimento da coesão e da organização interna da Associação.

O Presidente de Direcção Cessante, Alberto António Bengue, ao discursar disse que com eficácia, lucidez e apoio dos associados foi possível concretizar alguns dos objectivos preconizados, nomeadamente, a realização do 12º Conselho dos Portos da CPLP, o Quadragésimo Segundo Conselho Anual da AGPAOC, que trouxe associados internacionais da região subsariana em Outubro de 2022 em Luanda, a realização da Mesa redonda no Lobito, a troca de experiência com os Portos da AGPAOC, bem como o envio de trabalhadores portuários ao exterior para a formação em Língua Inglesa.

A Presidente do Conselho de Administração da Agência Marítima Nacional, Anisabel Veríssimo e Costa, que testemunhou o acto, admitiu que a APANG tem servido como um bom auxiliar das atribuições da AMN.

Por seu turno, o novo Presidente de Direcção da APANG, Manuel Nazareth Neto, enalteceu o empenho do seu antecessor que dedicou o seu mandato no reconhecimento dos Portos junto às organizações internacionais em que são parte, bem como a mudança dos seus “modus operandi”.

Manuel Nazareth Neto, disse igualmente que, esta visão se alinha ao desígnio do Executivo angolano que versa na melhoria do ambiente de negócio do País, a fim de catapultar o seu posicionamento no ranking do “Doing Business Mundial”, e, por conseguinte, aumentar a escala de navios com destino à Angola.

O Dirigente, admitiu por outro lado que, este desiderato, deve ser abraçado por nós na medida em que o modal marítimo é o de maior volume, representando cerca de 80% das transações do comércio internacional e naturalmente, os Portos jogam um papel crucial neste processo.

Acrescentou ainda, que os desafios dos Portos de Angola, resumem-se na pouca eficiência, resultante da fragilidade das suas infraestruturas, ausência de sistemas tecnológicos robustos e conectividade dos mesmos às redes logísticas nacionais, o que dificulta competir em pé de igualdade com os outros portos, diante de uma demanda mundial cada vez maior e mais exigente.

Nazareth Neto disse ser fundamental olhar com maior serenidade às questões ligadas ao desenvolvimento e formação do capital humano dos associados, quiçá, capacitá-los nas universidades e Centros de Formação com destaque mundial, fomentar actividades inerentes à pesquisa e estudo do hinterland de cada Porto e dos factores determinantes para a maior eficiência, eficácia dos mesmos, a fim de serem competitivos.

Ao cair do pano do evento, foi indicado o Vice-Presidente da APANG e Vice-Presidente do Conselho Fiscal, assim como se criou a Comissão Preparatória para a Eleição do Secretário-Geral da agremiação, adicionalmente, a realização da 5ª Mesa Redonda sobre a Cabotagem Norte – Sul, no Soyo ou Cabida.

GABINETE DE COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL E MARKETING AOS 03 DE OUTUBRO DE 2023

PORTO DO NAMIBE, INOVAR PARA MELHOR SERVIR.

Compartilhe!

Contact Us

Lorem ipsum dolor sit amet, consetetur sadipscing elit

Contact Us.

Tell Your Story and Make Your Business Come True

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Leo a diam sollicitudin tempor id eu. Vitae congue eu consequat ac felis

 

Get in Touch With Us