O Presidente do Conselho de Administração da Empresa Portuária do Namibe – E.P, Manuel Nazareth Neto, foi investido na última Sexta Feira, 29 de Setembro, como novo Presidente de Direcção da Associação dos Portos de Angola – APANG, durante a Assembleia Extraordinária realizada em Luanda.
O certame surge como continuidade da Assembleia anterior realizada em Julho do ano em curso, que serviu fundamentalmente para renovação de mandato, bem como o fortalecimento da coesão e da organização interna da Associação.
O Presidente de Direcção Cessante, Alberto António Bengue, ao discursar disse que com eficácia, lucidez e apoio dos associados foi possível concretizar alguns dos objectivos preconizados, nomeadamente, a realização do 12º Conselho dos Portos da CPLP, o Quadragésimo Segundo Conselho Anual da AGPAOC, que trouxe associados internacionais da região subsariana em Outubro de 2022 em Luanda, a realização da Mesa redonda no Lobito, a troca de experiência com os Portos da AGPAOC, bem como o envio de trabalhadores portuários ao exterior para a formação em Língua Inglesa.
A Presidente do Conselho de Administração da Agência Marítima Nacional, Anisabel Veríssimo e Costa, que testemunhou o acto, admitiu que a APANG tem servido como um bom auxiliar das atribuições da AMN.
Por seu turno, o novo Presidente de Direcção da APANG, Manuel Nazareth Neto, enalteceu o empenho do seu antecessor que dedicou o seu mandato no reconhecimento dos Portos junto às organizações internacionais em que são parte, bem como a mudança dos seus “modus operandi”.
Manuel Nazareth Neto, disse igualmente que, esta visão se alinha ao desígnio do Executivo angolano que versa na melhoria do ambiente de negócio do País, a fim de catapultar o seu posicionamento no ranking do “Doing Business Mundial”, e, por conseguinte, aumentar a escala de navios com destino à Angola.
O Dirigente, admitiu por outro lado que, este desiderato, deve ser abraçado por nós na medida em que o modal marítimo é o de maior volume, representando cerca de 80% das transações do comércio internacional e naturalmente, os Portos jogam um papel crucial neste processo.
Acrescentou ainda, que os desafios dos Portos de Angola, resumem-se na pouca eficiência, resultante da fragilidade das suas infraestruturas, ausência de sistemas tecnológicos robustos e conectividade dos mesmos às redes logísticas nacionais, o que dificulta competir em pé de igualdade com os outros portos, diante de uma demanda mundial cada vez maior e mais exigente.
Nazareth Neto disse ser fundamental olhar com maior serenidade às questões ligadas ao desenvolvimento e formação do capital humano dos associados, quiçá, capacitá-los nas universidades e Centros de Formação com destaque mundial, fomentar actividades inerentes à pesquisa e estudo do hinterland de cada Porto e dos factores determinantes para a maior eficiência, eficácia dos mesmos, a fim de serem competitivos.
Ao cair do pano do evento, foi indicado o Vice-Presidente da APANG e Vice-Presidente do Conselho Fiscal, assim como se criou a Comissão Preparatória para a Eleição do Secretário-Geral da agremiação, adicionalmente, a realização da 5ª Mesa Redonda sobre a Cabotagem Norte – Sul, no Soyo ou Cabida.
GABINETE DE COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL E MARKETING AOS 03 DE OUTUBRO DE 2023
PORTO DO NAMIBE, INOVAR PARA MELHOR SERVIR.