Durante as comemorações dos 71 anos do Porto do Namibe, realizadas no dia 24 de maio, o Presidente do Conselho de Administração da Empresa Portuária do Namibe, Manuel Nazareth Neto, apresentou as linhas estratégicas da empresa até 2027 assentes na modernização organizacional, inovação tecnológica e sustentabilidade ambiental.
Manuel Nazareth Neto, evidenciou o papel determinante do Porto no desenvolvimento sustentável do sul de Angola, destacando os progressos registados nos últimos anos com a implementação de projectos que redefiniram o perfil económico da província do Namibe e da região em geral.
Entre as principais iniciativas, destaca-se o Projecto Integrado de Desenvolvimento da Baía de Moçâmedes, o relançamento da Cabotagem Sul, bem como a criação de infraestruturas modernas como terminais de cruzeiros, pesqueiros e marinas, visando não apenas modernizar o Porto, mas também atrair investimentos, fomentar o turismo e dinamizar sectores da pesca, indústria naval e logístico.
A visão para 2027 aposta numa economia portuária sustentável, com forte respeito pelo meio ambiente e pelas comunidades locais, cujo objectivo é o de criar um ambiente favorável aos negócios, impulsionar o crescimento económico regional e nacional e posicionar o Namibe como um hub logístico de referência, com qualidade, eficiência e sustentabilidade.
Para concretizar essa visão, o Porto aposta em investimentos em infraestrutura, parcerias locais e internacionais, capacitação técnica e tecnológica e no fortalecimento das cadeias de valor, sobretudo no sector mineiro e de rochas ornamentais. A melhoria da conectividade ferroviária, a expansão da capacidade portuária e a criação de uma plataforma logística, estas medidas apontam-se como os pilares essenciais.
Até 2027, o Porto do Namibe pretende tornar-se numa infraestrutura moderna, eficiente e preparada para lidar com grandes volumes de carga e passageiros, promovendo a integração regional e internacional e contribuindo para o crescimento equilibrado de Angola.
GABINETE DE COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL E MARKETING, AOS 26 DE MAIO DE 2025
PORTO DO NAMIBE, INOVAR PARA MELHOR SERVIR.










