FERRO GUSA PRODUZIDO EM ANGOLA VAI NOS PRÓXIMOS DIAS SER EXPORTADO ATRÁVES DO PORTO DO NAMIBE

O Ferro Gusa produzido na Província do Cuando Cubango, pela Companhia Siderúrgica do Cuchi, está prestes a ser exportado do País através do Porto do Namibe com a chegada na noite de Sábado (5 de Agosto), ao Terminal Mineraleiro do Saco Mar no primeiro comboio carregado com 862 toneladas desta matéria prima.

O comboio com 19 vagões do produto, escalou a província do Namibe por volta das 21H45, brindado com uma singela cerimónia testemunhado pelos Presidentes dos Conselhos de Administração da Empresa Portuária do Namibe e do Caminho de Ferro de Moçâmedes.

De acordo com o Director Geral de Produção da Companhia Siderúrgica do Cuchi, Wilton Oliveira, o Ferro Gusa é o principal produto na produção do aço e que à exportação dessa matéria-prima representa um progresso muito grande para Angola, pois que o País fica na segunda posição internacional dos Países com o minério, depois do Brasil.

Já o Presidente do Conselho de Administração dos Caminhos de Ferro de Moçâmedes, António Coelho Fernando da Cruz avançou que o momento é histórico para o CFM pós que esse é o primeiro carregamento do Ferro Gusa, afirmando que o próximo carregamento está previsto para as próximas semanas.

Por sua vez o Presidente do Conselho de Administração da Empresa Portuária do Namibe, Manuel Nazereth Neto garantiu que o produto vai ser armazenado numa primeira fase no Terminal Mineraleiro do Saco Mar onde estão criadas todas condições de armazenagem.

Manuel Nazareth Neto disse igualmente que a próxima composição do comboio transportando o Ferro Gusa já poderá ser descarregado no Porto Comercial num local que já está a ser preparado para o seu armazenamento.

“Tão logo se atingir a cifra de pelo menos 30 mil toneladas o país irá registar a primeira exportação do ferro gusa” assegurou Manuel Nazareth Neto.

GABINETE DE COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL E MARKETING, AOS 07 DE AGOSTO DE 2023.

PORTO DO NAMIBE, INOVAR PARA MELHOR SERVIR.

Compartilhe!