A construção do Projecto de Desenvolvimento Integrado da Baía de Moçâmedes que inicialmente compreende a Expansão do Terminal Comercial e a Requalificação do Terminal Mineraleiro do Saco Mar está em vias de arranque com a chegada ao Namibe de 7 embarcações provenientes da Singapura, neste último Domingo, 12 de Junho.
Durante a operação apoiada por um navio semi-submersível, escalaram no Terminal Comercial, três rebocadores, duas barcaças para transporte de equipamentos, uma embarcação para cravagem de estacas de aço em alto mar e uma a embarcação para transporte de passageiros.
Na ocasião, o Gerente Logístico da Toa Corporation, empreiteira do Projecto, André Kanashiro garantiu à imprensa que com a chegada destas embarcações, estão criadas todas as condições técnicas para o arranque do projecto no mês de Julho.
PCA DO PORTO DO NAMIBE GARANTE A SALVAGUARDA DE POSTOS DE TRABALHO PARA NACIONAIS DURANTE A EXECUÇÃO DO PROJECTO
O Presidente do Conselho de Administração da Empresa Portuária do Namibe, Manuel Nazareth Neto, disse durante a operação de descarga das referidas embarcações que a chegada destes meios evidencia mais um passo rumo a materialização do Projecto.
Tendo igualmente garantido que está salvaguardada a questão do recrutamento de nacionais durante a execução do projecto de Desenvolvimento Integrado da Baía.
“A componente do recrutamento da força de trabalho angolana vai ser um facto. Mas primeiro, é preciso criar-se as condições técnicas ou materiais para depois passar para outra fase de recrutamento do pessoal que os empreiteiros e subempreiteiros terão que fazer” frisou.
Contudo, A operação, foi testemunhada por membros do Conselho de Administração, técnicos seniores do Porto do Namibe e por uma equipa nacional e estrangeira da Toa Corporation.