No âmbito dos trabalhos em curso sobre a actualização do Plano Estratégico do Porto do Namibe para o quinquénio 2023 – 2027, uma equipa técnica e consultores para o efeito, trabalhou de forma exaustiva na Província da Huila, Município do Lubango.
Os trabalhos, cingiram-se em colher dados relevantes sobre a atividade económica praticada nesta província que integra o hinterland do Porto do Namibe e por sinal, uma das mais estratégicas, fruto do seu potencial na exploração de produtos derivados do sector mineiro que representam cerca de 90% da carga movimentada no Porto do Namibe.
A cadeia de abastecimento do Porto do Namibe, tem uma forte incidência na Província da Huíla onde se encontram os maiores exploradores e exportadores de rochas ornamentais e mineiro de ferro, matérias prima que sempre estiveram em alta no volume de mercadoria movimenta pelo Porto.
A intensa agenda de trabalho da Equipa Técnica, teve início na sede do Governo Provincial da Huíla, onde reuniu com o Gabinete de Estudos e Projectos no sentido de se inteirar sobre o Plano de Desenvolvimento da província sobretudo, os projectos que podem vir impactar directa ou indirectamente a actividade comercial do Porto do Namibe.
Da Sede do Governo Provincial, seguiu-se para a Estação dos Caminhos de Ferro de Moçâmedes – CFM, parceiro estratégico com um forte penduro no sector primário da economia da região sul.
No encontro, foram levantadas algumas questões vistas como gargalhos na cadeia logística, sobretudo a insuficiência de meios de transporte de mercadorias (vagões), porém, segundo informações recolhidas, investimentos estão em curso no sentido de duplicar a capacidade técnica instalada no curto prazo.
O culminar da agenda de trabalho da Equipa Técnica, aconteceu nas instalações da Associação Agro- Pecuária, Comercial e Industrial da Huíla – AAPCIL, responsável pela realização da maior bolsa de negócios fora de Luanda, a Expo Huíla.
Integraram a equipa técnica, o Administrador para Área Administrativa e Recursos Humanos, David Bengani, Administrador não Executivo, Manuel Esteves, Director do Gabinete de Estudos, Projectos e Controlo de Gestão, José Adriano, Assessor do Conselho de Administração, Bernardino Viliana, Hanoseto Hach, Chefe do Departamento Comercial, Técnico Sénior do Gabinete de Estudos, Projectos e Controlo de Gestão, Paulo Luís, bem como dois quadros seniores da Empresa Consultora Logistel, João Neves e Jorge Laranjeira.
GABINETE DE COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL E MARKETING, AOS 10 DE FEVEREIRO DE 2023.
PORTO DO NAMIBE – INOVAR PARA MELHOR SERVIR.