A Cabotagem Sul e Perspectivas, foi um dos temas abordados na V Mesa Redonda da Associação dos Portos de Angola, que decorreu nas cidades de Soyo e Cabinda de 9 – 12 de Abril, sob o lema: “A Cabotagem Nacional e o seu impacto na economia”.
A apresentação coube ao Administrador para a área Administrativa e Recursos Humanos da Empresa Portuária do Namibe, David Monocaca Bengani, no dia 11 de Abril no Cine teatro Chiloango em Cabinda, que de forma clara e evidente, apresentou factos que devem ser considerados para o relançamento da Cabotagem no Sul de Angola.
David Bengani, fez uma incursão sobre as infraestruturas portuárias existentes no Terminal Multiuso do Porto do Namibe, e outras por se construir, bem como os fluxos de cargas movimentadas mensalmente e anualmente na região Sul.
O sal, fino de minério, escória de auto forno, calcário, cimento e peixe congelado, são os produtos com maior incidência, representando um volume de carga de mais de 50.000 toneladas a movimentar por mês.
Com estes dados, David Bengani, considerou estarem criadas condições para o relançamento da cabotagem no Sul de Angola, que actualmente possui mais de 4 milhões de habitantes.
Presenciaram a referida apresentação, os delegados pelo Porto do Namibe, nomeadamente, Manuel Nazareth Neto, PCA e Presidente de Direcção da APANG, David Bengani, Administrador para a área Administrativa e Recursos Humanos, Domingos Francisco, Administrador para a área Comercial e Operações, Júlio Ângelo Correia, Administrador não Executivo, Virgílio Ambrósio, Director do GACA, José Silva, Assessor do Conselho de Administração, Luís César, Chefe de Departamento de Inspecção e Fiscalização da Direcção Comercial e Operações e Virgílio Tchimbuli, Assessor do Gabinete de Comunicação Institucional e Marketing.
GABINETE DE COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL E MARKETING, AOS 15 DE ABRIL DE 2024.
PORTO DO NAMIBE, INOVAR PARA MELHOR SERVIR.