ANGOLA REALIZA EM 2025 A REUNIÃO DOS DIRECTORES GERAIS DOS SEIS PRINCIPAIS PORTOS DA AGPAOC

Encerrou nesta Quinta-feira 21 de Novembro, o 44º Conselho Anual da Associação de Gestão dos Portos da África Ocidental e Central (AGPAOC) e a 19ª Mesa Redonda em Conacri, Guiné, após quatro dias de intensos debates, trocas de experiências e formulação de estratégias para o desenvolvimento do sector portuário da região.

Ao longo dos trabalhos do último dia, foram lidas as recomendações finais de cada comité técnico. Os comités, que incluem Diretores-Gerais, Estudos Económicos e Finanças, Capitães, Segurança, Ambiente, Infraestruturas e Estudos Técnicos, apresentaram propostas concretas para a melhoria da gestão portuária.

Entre os destaques, está a criação de um Comité de Estatística, apontado pelo Presidente da APANG, Manuel Nazareth Neto, como essencial para aumentar a eficiência na recolha e tratamento de dados, e a assunção de Angola da Direção de Auditoria da gestão financeira da AGPAOC, fortalecendo a posição do país na liderança de iniciativas estratégicas.

Adilson Dala, coordenador do Comité Técnico de Finanças e Estudos Económicos, informou que Angola assumirá a responsabilidade pela Direcção de Auditoria da gestão financeira da AGPAOC, reforçando o papel do país na liderança de iniciativas estratégicas para o sector portuário regional

O encerramento ficou a cargo do Secretário-Geral da AGPAOC, Jean Marie Koffi, que enalteceu a cooperação e o compromisso dos países membros, para a modernização e competitividade do sector portuário, elogiando especialmente Angola pela sua destacada participação. Durante o encerramento, ficou confirmado que Angola organizará a próxima reunião dos Diretores Gerais dos 6 principais portos em 2025.

Para celebrar os resultados alcançados, o evento culminou com um jantar de gala, marcado por momentos de confraternização e reforço dos laços entre os participantes.

Angola reafirmou o seu protagonismo na região, destacando a contribuição activa da APANG, dos portos do Namibe, Cabinda e Soyo, da Unicargas, Multiterminais e Sogester, consolidando a posição do país como um parceiro estratégico na integração logística e no desenvolvimento sustentável do sector portuário africano.

GABINETE DE COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL E MARKETING, AOS 22 DE NOVEMBRO DE 2024.

PORTO DO NAMIBE, INOVAR PARA MELHOR SERVIR.

Compartilhe!