Uma delegação angolana composta por empresas membros da Associação dos Portos de Angola – APANG, participou hoje (1 de Abril), em Cape Town, África do Sul, na Assembleia Geral Anual da Associação de Gestão dos Portos da África Oriental e Austral – PMAESA.
A participação de Angola neste certame visou solidificar a sua integração na região no que a gestão portuária diz respeito face aos principais desafios que o sector enfrenta.
Durante o conclave, foi apresentado o Relatório de Progresso da PMAESA, que apontou avanços significativos no domínio da integração regional dos portos, modernização de infra-estruturas e desenvolvimento do capital humano, porém, os grandes desafios ainda prendem-se com a eficiência operacional, digitalização, cyber segurança e adaptação ao advento da Inteligência Artificial.
O Secretário-Geral da PMAESA, André Ciseau, reconheceu o contributo de Angola no fomento da economia azul, cabotagem e actividade de cruzeiros, destacando, por outro lado, a colaboração da APANG na produção do livro sobre os 50 anos da Associação.
Os 27 Estados Membros da PMAESA foram unânimes sobre a necessidade urgente da digitalização dos Portos, tornando-os” SMART”, a promoção de acções de sustentabilidade ambiental, bem como o desenvolvimento do Capital Humano conforme preceituado na Convenção de Nairobi.
Na Cidade do Cabo, a delegação angolana vai igualmente participar, de 2 a 4 de Abril, na 2.ª Conferência e Exposição do Comité Africano dos Capitães dos Portos, subordinado ao tema: “Navegar o futuro: Gestão Portuária Sustentável em África“.
O evento proporcionará uma plataforma para os capitães dos portos, autoridades portuárias e outros stakeholders discutirem questões cruciais relacionadas à segurança, eficiência e inovação nos portos africanos, cujo programa contempla uma apresentação a ser feita pela delegação angolana.
GABINETE DE COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL E MARKETING, AOS 1 DE ABRIL DE 2025
PORTO DO NAMIBE, INOVAR PARA MELHOR SERVIR.

