ANGOLA EFECTUA PRIMEIRA EXPORTAÇÃO DE FERRO GUSA ATRAVÉS DO PORTO DO NAMIBE

Cerca de dezanove mil toneladas de ferro gusa proveniente do Cuchi, Província do Cuando Cubango foram nesta, quarta-feira, 15 de Novembro exportados através do Porto do Namibe.

A matéria-prima, foi transportada pelo navio de bandeira panamense com destino aos Estados Unidos de América e a China, com trânsito pelo Quénia.

É a primeira vez que Angola exporta esta “commodity” e com base nas declarações do Director Geral de Produção da Companhia Siderúrgica do Cuchi, Wilton de Oliveira, com esta operação o País poderá captar divisas na ordem de 8 milhões de Dólares Norte-americanos.

O Presidente do Conselho de Administração da Empresa Portuária do Namibe, Manuel Nazareth Neto, avançou que a exportação desse produto vai dinamizar a economia nacional, pelo que, o Porto do Namibe tudo fará para que nos próximos dias se crie melhores condições de manuseio da matéria para garantir maior eficiência e continuidade do processo.

O dirigente acrescentou que a exportação do ferro gusa vem capitalizar o leque de produtos que são exportados através do Porto do Namibe a par das rochas ornamentais e minério de ferro.

O ferro gusa, serve como principal matéria-prima na produção de aço usado nas indústrias de automóveis e construção civil, todavia, este facto, alinha-se aos objectivos do PRODESI (Programa de Apoio à Produção, Diversificação das Exportações e Substituição das Importações), que visa acelerar a diversificação da produção nacional e geração de riqueza.

GABINETE DE COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL E MARKETING, AOS 16 DE NOVEMBRO DE 2023.
PORTO DO NAMIBE, INOVAR PARA MELHOR SERVIR

Compartilhe!