ABERTA EM MOÇÂMEDES A JORNADA DE REVITALIZAÇÃO DO PROCESSO DE TRANSPORTAÇÃO E EXPORTAÇÃO DO MINÉRIO DE FERRO E ROCHAS ORNAMENTAIS DA REGIÃO SUL DE ANGOLA

Arrancou neste Domingo, 27 de Agosto na capital do Namibe, Moçâmedes, a Jornada de Revitalização do Processo de Transportação e Exportação do Minério de Ferro e Rochas Ornamentais da Região Sul de Angola, sob lema “Simplificar para melhor exportar rumo a diversificação da economia”.

Trata-se de um fórum sobre o qual, as empresas que actuam no corredor sul de Angola, mormente nos sectores da mineração, transporte Ferro portuário e logístico, irão identificar os principais desafios e medidas que visam dinamizar o processo de transportação e exportação destas matérias-primas com vista a melhorar o actual ambiente de negócio da região.

O Ministro dos Transportes, Ricardo Viegas de Abreu que preside a jornada, destacou a importância do corredor sul de Angola que de acordo com Plano Director do Sector dos Transportes e das Infraestruturas rodoviárias, começa na Cidade de Moçâmedes e termina em Menongue, atravessando três das nossas províncias – Namibe, Huíla e Cuando Cubango que por sinal é o que mais contribui, quer em termos portuários como em termos ferroviários, para as exportações nacionais, movimentando quantidades de cargas assinaláveis.
“Se de facto pretendemos diversificar a nossa economia, temos de conseguir de forma coordenada, com previsibilidade e de forma concertada entre agentes públicos e privados, potenciar aquilo que já está a acontecer e mostrar frutos, como se costuma dizer, “bater no ferro quente”, disse Ricardo Viegas de Abreu.

No discurso do Ministro dos Transportes, lê-se ainda que, neste corredor está a se verificar um forte crescimento dos índices de desenvolvimento do sector minério, o qual já está a pressionar os serviços de transporte existentes e as próprias infraestruturas de que dispomos e assegurou que os investimentos no sector Ferro portuário devem ser contínuos.

“Entre hoje e quarta-feira nas três províncias por onde se estende o Corredor Sul, trabalharemos para em conjunto, aumentarmos os actuais volumes de cargas movimentadas e os seus benefícios, designadamente a nível dos transportes e da exportação do minério de ferro e das rochas ornamentais – commodities, que temos de ser capazes de explorar e de transportar para o mercado nacional, e não só; mas também e sobretudo para o mercado internacional”, frisou Ricardo Viegas de Abreu.

Já a Governadora em exercício da Província do Namibe, Anica de Sousa, no seu discurso de boas-vindas, assegurou que o evento demostra a dedicação do Executivo angolano em impulsionar a nossa economia e promover um futuro próspero para o nosso país, bem como reflecte o nosso compromisso em superar os desafios, eliminar barreiras e encontrar soluções eficazes que permitam não apenas o crescimento das empresas, mas também a nossa expansão no mercado internacional”.

Neste certame, dar-se-á enfoque ao segmento da indústria mineira que nos últimos anos, domina cerca de 90% da mercadoria movimentada no corredor sul na vertente das exportações com desempenho na balança comercial do país e por conseguinte, contribui com uma parte substancial ao Produto Interno Bruto (PIB), gerando empregos para muitos angolanos.

Vale lembrar que a Jornada vai abarcar as províncias do Namibe, Huila e Cuando Cubango de 27 a 30 de Agosto, reunindo os profissionais do sector dos Transportes, Finanças, Recursos Minerais e Petróleo, Indústria e Comércio, bem como os profissionais que actuam nos sectores Portuário, Logístico, Transporte e Exploração Mineira.

GABINETE DE COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL E MARKETING DO PORTO DO NAMIBE AOS 27 DE AGOSTO DE 2023.

PORTO DO NAMIBE, INOVAR PARA MELHOR SERVIR

Compartilhe!

Contact Us

Lorem ipsum dolor sit amet, consetetur sadipscing elit

Contact Us.

Tell Your Story and Make Your Business Come True

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Leo a diam sollicitudin tempor id eu. Vitae congue eu consequat ac felis

 

Get in Touch With Us