O 16º Conselho Consultivo do Ministério dos Transportes (MINTRANS), realizado nesta terça-feira (10), em Luanda, destacou a importância estratégica do Projecto Integrado de Desenvolvimento da Baía de Moçâmedes, apresentado pelo coordenador do Go-Moçâmedes (Gabinete de Gestão e Operacionalização do Projecto), Joaquim Neto.
O projecto foi elogiado pelo seu potencial para impulsionar o desenvolvimento económico e logístico da região sul de Angola, alinhado ao fortalecimento do Corredor do Namibe.
O Ministro dos Transportes, Ricardo Viegas de Abreu, reforçou o papel da Baía de Moçâmedes como um ponto central para a integração logística nacional e regional, promovendo o comércio, a modernização portuária e a segurança marítima.
Já o Presidente do Conselho de Administração da Empresa Portuária do Namibe-E.P., Manuel Nazareth Neto, reiterou o compromisso da empresa com as metas estabelecidas, sublinhando a importância de atrair investimentos e melhorar as infraestruturas.
Entre as conclusões e recomendações para o subsector marítimo e portuário destacam-se:
- A dinamização do aproveitamento do potencial da economia do mar a nível nacional, priorizando o seu desenvolvimento estratégico;
- Garantir a actualização cartográfica para reforçar a confiança nas práticas portuárias, zonas de aproximação e costeiras, além de melhorar a segurança na navegação marítima;
- Implementar sistemas de gestão de riscos marítimos, visando prevenir a poluição marítima e assegurar respostas eficientes a emergências;
- Definir uma Estratégia Nacional de Fomento à Cabotagem, incluindo investimentos em infraestruturas, subsídios aos combustíveis e legislação específica, considerando os benefícios da cabotagem para a economia nacional.
O Conselho Consultivo do MINTRANS destacou que a implementação do projecto trará benefícios significativos, como o aumento da capacidade logística e a criação de novos postos de trabalho, contribuindo para o desenvolvimento sustentável da província do Namibe.
GABINETE DE COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL E MARKETING, AOS 11 DE DEZEMBRO DE 2024
PORTO DO NAMIBE, INOVAR PARA MELHOR SERVIR