Porto do Namibe Participa na Semana de Portos e Alfândegas em Nairobi

Uma delegação do Porto do Namibe, composta pelo Administrador para Área Administrativa e Recursos Humanos, David Bengani e pelo Assessor do Conselho de Administração, Bernardino Viliana, participou na Semana de Portos e Alfândegas que decorreu de 22 a 23 de Março do ano em curso, na cidade de Nairóbi, Capital da República do Quênia.

Trata-se de um evento  anual focado na busca de soluções dos principais desafios que as autoridades portuárias e alfandegárias africanas enfrentam, sobretudo no domínio da inovação tecnológica.

O certame abordou temas como, a integração de sistemas informáticos  entre os Portos e Alfândegas, a automação das operaçãoes e gestão portuária, a digitalização dos processos de acordo com os ditames do actual paradigma de gestão “papel zero” bem como a segurança e ambiente nas instalações portuárias.

 

Na presente edição, participaram do evento, cerca de 10 paises Africanos, segundo fez saber o CEO do Ports  and Customs Week, Malvin Kane e para além da participação de diversas empresas de tecnologia, contou também com a presença do Secretário Geral da PMAESA – Associação de Gestão Portuária da África Oriental e Austral, André Dicace Cuseau.

Nesta missão, a delegação do Porto do Namibe, teve como finalidade, adquirir experiência dos portos da região, considerando os actuais e futuros desafios com olhar firme ao Projecto de Desenvolvimento Integrado da Baía de Moçâmedes.