TERMINAL MINERALEIRO

O Terminal Mineraleiro foi construído em 1967, para exportação do Minério de Ferro  vindo das minas de Cassinga/Jamba, província da Huila. Funcionou durante 8 anos e atingiu o auge de exportação, em 1973 com 6,2 Milhões de Toneladas. O terminal do Saco-Mar em funcionamento desde 1967,será a média prazo, objecto das necessárias acções de reabilitação e de modernização.

Actualmente, funciona como o principal terminal de combustíveis e lubrificantes da Sonangol, na região Sul de Angola, utilizando um Cais de 525m, com 19m de calado. Neste terminal, na actualidade a média de descarga mensal de combustível e seus derivados é de, aproximadamente, 25.000 Toneladas perfazendo um total anual superior a 300.000 toneladas.

O porto do Namibe opera 365 dias por ano e 24 horas por dia. Tem vindo a melhorar significativamente os seus níveis de produtividade. Os tempos de permanência dos navios no Porto têm vindo a experimentar uma forte redução, sendo a sua acessibilidade, marítima, sem restrições, por efeito de marés. A área do recinto portuário é servida por 15 km de vias-férreas que as ligam à linha do Caminho de ferro de Moçamedes.