ACESSIBILIDADES

O Porto do Namibe situa-se no litoral de Angola, na Província do Namibe, na Baia da Cidade do mesmo nome, a 15o 11 ́S de latitude e a 12o 08 ́ E de longitude. A Província do Namibe esta limitada a Norte pela Província do Benguela, a Leste pela Província da Huila, a Oeste pelo oceano Atlânticos Sul pelo rio Cunene e pela República da Namibia. A província tem uma área aproximada de 57.091km2 e uma fronteira atlântica de cerca de 480 km.

Na confluência de importantes rotas internacionais, o Porto do Namibe situa-se numa zona de alguma densidade populacional e de grande potencial agro-pecuaria, mineira e industrial.

 

Nas respeitantes as acessibilidades terrestres, o Porto do Namibe esta conectado, sob o ponto de vista rodoviário, com os principais itinerários de ligação ao interior leste do país e com as fronteiras dos países vizinhos, Namíbia e Zâmbia.

A nível das ligações ferroviárias, o Porto do Namibe encontra-se ligado pela rede do caminho de ferro de Moçamedes a cidade de Menongue e, a médio prazo, aos países vizinhos da Namíbia e da Zambia.Estima-se que, num futuro próximo, as redes ferroviárias dos Caminhos de Ferro de Benguela, de Luanda e de Moçamedes, estejam conectadas entre si e com os países vizinhos da Republica Democrática do Congo, da Zâmbia e da Namíbia, o que representará uma enorme mais-valia para a expansão comercial do Porto do Namíbia e para o desenvolvimento dos negócios marítimos.

_DSC0194O acesso marítimo é assegurado por uma cota de -10,5m (ZH), permitindo o tráfego de navios de grandes dimensões assim, captar e fidelizar as linhas regulares de tráfego contentorizado e/ou de Ro/Ro.

No que se refere as acessibiliodades aéreas, a 7 km do Porto, encontra-se o aeroporto Weliwítschia Mirabilis, e, a 155 km da mesma o aeroporto internacional do Lubango, na Província da Huila. Nas proximidades existem, ainda, pequenos aeródromos, 20 no total, com destaque para os de Lucira, Tômbwa, Bibala, Bentiaba e Baia dos Tigres.